Desde maio de 2023, a Dolce, confeitaria especializada nos doces tradicionais italianos, está com as portas abertas no Santa Mônica. Contudo, desde 2019, a chef Chiara Licocci já produzia e comercializava seus doces, entregando-os de moto por toda a ilha durante a pandemia. Chiara Licocci tem 34 anos e é formada em confeitaria avançada, em Roma, na Itália, onde nasceu e vive sua família.
“A proposta da Dolce é trazer a verdadeira e autêntica confeitaria italiana. Somos a única confeitaria no Brasil que apresenta os clássicos e mais famosos doces de cada região italiana”, afirma Chiara. De lá para cá, a Dolce conquistou uma legião de fãs. Afinal, é o único lugar em Florianópolis onde é possível se deliciar com doces que só se comem na Itália, como o Maritozzo, a Cassata Italiana, o Pasticciotto, a Chiacchiere, entre muitos outros.
A chef Chiara Licocce é especializada na autêntica confeitaria italiana.
Além dos doces pouco conhecidos pelos brasileiros, Chiara também produz os clássicos da confeitaria, como o Tiramisù, Millefoglie, Cannoli e os famosos Panettones e Colombas, produzidos especialmente nos períodos da Páscoa e do Natal. “Nosso público é composto por famílias com laços italianos ou com experiências de viagem à Itália, além de jovens curiosos que desejam provar doces diferenciados, carregados de histórias italianas e matéria-prima importada da melhor qualidade”, destaca a chef.
Chiara conta que trabalha na área da confeitaria desde os 18 anos e, quando chegou a Florianópolis, teve a oportunidade de fazer parte de uma das maiores equipes de confeitaria da ilha. Além disso, começou a dar aulas e percebeu que havia um nicho de clientes interessados na confeitaria italiana — o que a motivou a apostar na abertura de um espaço físico.
Profitelore doce típico italiano presente na Dolce.
Hoje, além de Chiara, a Dolce conta com seu sócio e marido, Igor Coelho, e mais duas funcionárias. Ela, no entanto, pretende expandir a equipe, já que a loja foi recentemente reformada. “Ampliamos nosso espaço para poder agregar produtos salgados e também oferecer um lugar mais aconchegante para os nossos amados clientes — e para os novos, que queiram nos conhecer”, afirma a chef e proprietária.
Segundo Chiara, na Dolce o público encontra uma experiência completamente nova e surpreendente. “Usamos matéria-prima importada da Itália e receitas da minha terra, com percentual de açúcar muito inferior ao das confeitarias convencionais”, pontua. A chef explica que, na Dolce, o cliente encontra a autêntica cereja amarena, o Panettone com aroma de cítricos e fermento natural, o Tiramisù feito com Mascarpone e o Cannoli com casquinha fina e o verdadeiro recheio de ricota cremosa.
Na Dolce os clientes encontram diferentes doces tradicionais italianos.
Com o crescimento da Dolce, os serviços também foram ampliados. Além dos doces sob encomenda e de um cardápio regular de mono-porções, a confeitaria oferece uma linha de tortas italianas e doces finos para eventos e casamentos. E, para quem quer aprender mais sobre a autêntica confeitaria italiana, a chef Chiara constantemente oferece aulas para aqueles que desejam apreciar ainda mais esse maravilhoso mundo da verdadeira confeitaria italiana.
Ao final da entrevista, Chiara revela que Santa Catarina a acolheu da melhor forma possível. “Sou muito grata pelo amor que sinto em cada cliente que chega à loja. Muitos vêm para me contar sobre seus ancestrais, sobre a ligação com a minha terra ou simplesmente para tentar falar italiano e conhecer os doces e os ingredientes italianos”, pontua, feliz. Ela acredita que os 150 anos da imigração italiana em Santa Catarina despertam nos clientes uma paixão pela confeitaria italiana — algo que se reflete no sucesso da Dolce.
A boa notícia: assinantes do Clube ND têm 15% de desconto na Dolce. Aproveite!