Em 2025, o 8 ½ Festa do Cinema Italiano comemora sua 12ª edição no Brasil com uma programação especial, incluindo cópias restauradas de clássicos de Federico Fellini. Florianópolis recebe o festival de cinema italiano entre os dias 26 de junho e 2 de julho, com exibições no Paradigma CineArte.
Começa nesta quinta-feira a 12ª edição da Festa do Cinema Italiano no Paradigma CineArte.
Além de Florianópolis, também recebem o festival as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Recife, Salvador, Fortaleza, Porto Alegre, Curitiba, Caxias do Sul, Londrina, Maceió, Aracaju, João Pessoa, Niterói, Búzios, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Araraquara, São Carlos e Campinas.
Assinantes do Clube ND têm 50% de desconto no ingresso do Paradigma CineArte.
Em celebração ao centenário recém-completado de Marcello Mastroianni — um dos maiores ícones do cinema italiano — a programação inclui a exibição de cópias restauradas dos clássicos A Doce Vida e 8 ½, de Federico Fellini.
O festival irá exibir filmes de Frederico Fellini em homenagem ao centenário do ator Marcello Mastroianni.
O premiado montador italiano Jacopo Quadri é o grande convidado de honra desta edição e realizará duas masterclasses gratuitas, em Niterói e São Paulo. Em 2025, Quadri venceu o David di Donatello de Melhor Montagem por A Grande Ambição (Berlinguer – La Grande Ambizione), de Andrea Segre. Ele também assina a montagem de Felicità, de Micaela Ramazzotti — ambos presentes na programação do 8 ½ Festa do Cinema Italiano deste ano — e Fuori, de Mario Martone, recém-lançado no Festival de Cannes.
A programação conta com 11 filmes no total, com grande destaque para o aclamado Vermiglio – A Noiva da Montanha, de Maura Delpero, que estreou no Festival de Veneza e venceu o Grande Prêmio do Júri (Leão de Prata). O longa também recebeu os prêmios de Melhor Filme Italiano e Melhor Jovem Atriz, além de ter sido indicado pela Itália para disputar uma vaga no Oscar 2025 de Filme Internacional. A produção explora as complexas dinâmicas familiares e sociais em meio aos desafios da Segunda Guerra Mundial.
Outro destaque é o longa La Vita Accanto, de Marco Tullio Giordana, que teve sua estreia mundial no último Festival de Locarno, em uma exibição fora da competição oficial. O diretor, que já esteve no Brasil como convidado da edição de 2019 do 8 ½ Festa do Cinema Italiano, recebeu um Leopardo especial do festival em homenagem à sua trajetória artística. Adaptação do livro de Mariapia Veladiano, o longa conta a história de Rebecca, que nasce com uma mancha no rosto, sofre rejeição da mãe e encontra na música forças para superar o isolamento e afirmar sua identidade.
Serviço:
O quê: 8 ½ Festa do Cinema Italiano 2025
Data: 26 de junho a 2 de julho
Local: Paradigma CineArte
Endereço: SC-401, 8600 – Bloco 8, Sala 2 – Santo Antônio de Lisboa
Desconto: Assinantes do Clube ND têm 50% de desconto no ingresso.
Confira a programação completa no site oficial do evento:
https://festadocinemaitaliano