O Wine Festival promete agradar a todos que adoram vinhos diferenciados. Aproveite o desconto do Clube ND e saboreie bons vinhos, gastronomia e música.
Neste domingo, dia 19 de maio, ocorre mais uma edição do Wine Festival, no Casa & Design, das 15h às 19h. O evento, que acontece desde 2018, é um dos mais aguardados do ano para os apaixonados por vinhos.
Para João Lombardo, colunista do Jornal ND e sommelier, “o Wine Festival é um evento muito interessante, pois reúne um número expressivo de bons produtores nacionais e importadores que apresentam ao público um grande número de rótulos de vinhos de várias regiões do país e do exterior”.
Lombardo é um convidado assíduo do festival, e inclusive, já palestrou no evento sobre: “Como degustar vinhos?” para o público presente.
Na sua coluna do ND, João Lombardo sempre traz dicas de vinhos e vinícolas. “Agora, com a chegada do frio, os vinhos tintos, que esquentam o corpo, são os mais lembrados. Vinhos de Cabernet, Malbec, Tempranillo, Sangiovese e Touriga Nacional, por exemplo, que acompanham bem os pratos da estação”, afirma.
O colunista dá uma dica: “aproveite o Wine Festival para conhecer os vinhos feitos de variedades menos conhecidas na América do Sul e de países menos tradicionais. Hoje países como a Eslovênia e a Moldávia produzem rótulos muito interessantes”.
Estarão presentes no evento produtores de Santa Catarina. “A diversidade dos vinhos catarinenses é crescente. A região jogou luzes sobre as castas italianas, mostrando a qualidade dos vinhos produzidos com elas. Sem falar nas variedades portuguesas e, é claro, nas francesas”.
“A propósito, novas regiões vinícolas estão ganhando prestígio nos países do velho mundo. A região do Languedoc/Roussillon, na França; a Sicília e a Puglia, na Itália; Jumilla, na Espanha, Lisboa e Tejo em Portugal. Para citar algumas”.
Lombardo estuda e escreve sobre vinhos há 25 anos. Ele aprecia vinhos de todos os países, mas tem uma quedinnha especial por algumas uvas. “Gosto da Riesling, que gera os insinuantes vinhos alemães e alsacianos; da Alvarinho ou Albariño e da Nebbiolo piemonetesa, entre outras”.
Lombardo fez um pedido especial aos participantes do Wine Festival: “não deixem de prestigiar os vinhos gaúchos, pela qualidade que eles apresentam e para, simbolicamente, mostrar nossa solidariedade ao bravo povo desse estado que enfrenta um momento tão difícil”.