Curtir o Carnaval é tudo de bom! Mas, junto com as festas e muita diversão, o folião enfrenta muitas alterações em sua rotina: no sono, na alimentação, nas paqueras ocasionais e uma série de atividades que comprometem o sistema imunológico e, consequentemente, contribuem para o surgimento de doenças bucais.
Confira as 5 doenças bucais mais comuns no pós-carnaval, que são transmitidas pela saliva:
Herpes labial: O vírus tipo 1 (oral) provoca aquela lesão em forma de pequenas bolhas no lábio e regiões ao redor. Além da dor, pode causar febre, dor de garganta e mal-estar. Poucas pessoas sabem que o dentista pode aplicar laser na área e acelerar a cicatrização.
Gripe, Covid e resfriados: A proximidade com as pessoas, o cansaço, a falta de água, além do contato físico pelo beijo, com certeza colaboram para uma combinação de fatores que facilitam a transmissão do vírus da gripe. Para fortalecer o sistema imunológico, é importante aumentar a ingestão de água e manter uma alimentação saudável. Gargarejos com colutórios bucais e/ou preparados de salmoura, boa escovação dental e uso de fio também contribuem para uma melhora do quadro.
Mononucleose: Popularmente chamada de “doença do beijo”, ela tem como vírus responsável o Epstein-Barr, da família Herpesviridae. Os sintomas são febre, dor de garganta, gânglios no pescoço e até alterações no fígado e no baço. No entanto, pode ser assintomática ou causar sintomas parecidos com os da gripe, como dor no corpo, febre, cansaço, dor de garganta e caroços no pescoço. Os sintomas podem durar entre duas semanas e um mês; analgésicos e antitérmicos são prescritos para aliviá-los.
Candidíase oral: Doenças causadas por fungos. A candidíase oral, popularmente conhecida como “sapinho”, caracteriza-se por manchas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, aftas na língua ou na bochecha, e dor ou ardência nas regiões afetadas. Também pode haver dor no local. Para tratar, é necessário administrar medicamento oral, além de usar uma pomada no local das lesões. Evite alimentos duros e picantes, pois não contribuem para a cicatrização, além de provocar dores.
Cárie: Quem achou que a cárie só é causada pelo açúcar se enganou! É uma doença que ocorre por uma combinação de fatores, e um deles é a presença de uma bactéria, a qual é transmitida pela saliva, ou seja, o beijo pode contribuir para esse processo. Mas a boa notícia é que você pode ter a bactéria e não desenvolver cárie, desde que mantenha uma alimentação controlada de açúcar e uma ótima higiene bucal. Detalhe importante: não basta escovar os dentes e passar o fio dental de qualquer jeito, tem que ser da maneira correta. Infectocontagiosa multifatorial, isto é, depende de vários fatores para se instalar. Para se desenvolver, a cárie precisa de uma microbiota específica.
A clínica odontológica Nouva New Smile é especializada na saúde bucal e também na beleza do sorriso. Possui uma equipe de especialistas em implantes, sisos, facetas em resina, lentes de contato, aparelho ortodôntico, tratamento de canal, próteses, limpeza, obturações e cirurgias faciais como lipo de papada e bichectomia.
Lembre-se de aproveitar as ofertas exclusivas para assinantes do Jornal ND. Apresente sua carteirinha do Clube ND e desfrute das vantagens. Conheça todos os novos parceiros do Clube ND.