Brincadeiras ao ar livre
Realizar brincadeiras ou qualquer outra atividade de lazer em ambiente externo traz um novo vigor para a criança. Pode ser piquenique na grama, bolhas de sabão, jogos com bola, pular corda, andar de bicicleta ou simplesmente tirar o brinquedo da sala de casa e levar para uma área externa. Se for possível, busque por lugares com vegetação, como parques e bosques.
Programação com os amigos
Aproveite que outros amigos também estarão de férias e converse com os responsáveis para combinarem atividades em grupo, como ir ao cinema, ao teatro, passar o dia num parque de diversões, fazer um passeio cultural, uma viagem de final de semana, práticas esportivas ou criar gincanas mais elaboradas ao ar livre. Os encontros para lazer em grupo promovem a socialização do seu filho e desenvolvem competências colaborativas.
Leitura nas férias
Um hábito que não pode ser deixado de lado durante as férias. Você pode participar lendo para o pequeno ou deixar que ele explore a história sozinho. Quem sabe até fazer um teatro de fantoches a partir de um de seus livros. Aproveite o tempo livre para arrumarem juntos um cantinho de leitura. Ler para as crianças não precisa também ficar restrita ao espaço do quarto ou apenas à hora de dormir. Uma boa sugestão é montar uma roda de leitura ao ar livre e aproveitar os dias de sol.
Piquenique
E se você não consegue sair de casa, o piquenique pode ser feito no quintal, na sacada, na laje ou na varanda. Basta organizar as comidinhas, bebidinhas e a decoração do seu espaço caseiro, já que a ideia funciona tanto em áreas externas quanto internas.
Crianças na cozinha
Além das brincadeiras, há outras formas de entreter as crianças, e uma delas é transformando-as em mestres-cucas. Há receitas fáceis que podem ser feitas pelos pequenos com o auxílio dos pais. O clima mais quente é perfeito para preparar receitas leves.